Avançar para o conteúdo principal

Sugestões para este Natal

A crise não tem que acabar com o espírito de Natal, pois esse não precisa de (muito) dinheiro para acontecer. (se pensarmos que há quem nem tenha o que colocar na mesa na ceia de Natal, que não tenha dinheiro nem ânimo para um sorriso, já não é bem assim). Mas pensando num quadro de crise e de contenção (e não de miséria ) há coisas que podemos fazer para manter o espírito Natalício do convívio da família, da reunião à mesa, dos embrulhos debaixo da árvore e do Menino Jesus no presépio. Deixo aqui algumas sugestões:
  1. Compre com antecedência os produtos para a ceia e almoço de Natal, assim como os presentes que quer comprar para oferecer. Faça ma lista exaustiva e aponte os valores que gastou. 
  2. Opte por pratos mais económicos para a ceia e para o almoço de Natal. Em vez de bacalhau à posta pode fazer um bacalhau desfiado no forno - bacalhau espiritual, bacalhau com natas... - Há tantas opções e tão mais em conta. E a mesa não tem de perder o brilho e o encanto de uma ceia de Natal.
  3. Para não ser o anfitrião a ter todo o trabalho e despesa combinem em conjunto o menu, façam uma lista e distribuam pelos que vão estar presentes. Nós, do lado do meu marido, fazemos sempre assim e é uma excelente opção principalmente para quem tem famílias muito grandes.
  4. Faça os enfeites de Natal ou reutilize os enfeites de outros anos. Espreitem o blogue Pais Criativos Filhos Felizes e vejam esta, esta e esta ideia entre tantas outras.
  5. Se gostam de manter a tradição dos presentes sorteiem a quem vão dar. Em vez de comprar vários presentes só tem de comprar, ou fazer, um. Esta é tradição da família do meu marido. Como são 7 irmãos, todos casados, decidiram sortear um cunhado a quem dar o presente. Só as crianças é que recebem de todos. Num almoço/ lanche/ ida ao parque fazemos os papelinhos e depois tiramos à sorte. Há sempre batota (Quem é que te saiu? troca comigo? a não sei quantas é mais esquisita...) e é divertido. No ano passado, a minha sobrinha mais velha fez mal os papéis e o meu marido acabou sem presente, mas não foi grave e resolveu-se depois).
  6. Faça alguns presentes. No blogue A Economia Cá de Casa há dezenas de ideias. São todas baratas, giras, fáceis de fazer e úteis. Penso que nos dias que correm é fundamental darmos presentes úteis.
  7. Saiba se há alguma quermesse ou venda de Natal na sua paróquia. Os preços dos presentes costumam ser muito acessíveis e está a ajudar os que mais precisam a ter um Natal melhor. 
  8. Faça gomas caseiras com os seus filhos para oferecer a outras crianças e a adultos gulosos. Se não tem Bimby, tem aqui a receitya adaptada.
  9. Eu gosto de oferecer um mimo à Educadora e às auxiliares da creche meu filho. No ano passado fizemos bolachas de limão da Bimby e marcadores com a mãozita dele. Este ano ainda não decidi o que fazer, pois quero que seja alguma coisa em que ele possa participar.
  10. Não compre etiquetas nem postais caros com motivos natalícios. Utilize cartolina branca, etiquetas simples e peça ajuda aos seus filhos ou outras crianças da família para as pintarem. Divirtam-se!

Se tiver mais sugestões, partilhem! É bom aprender com as experiências das outras famílias. E estamos sempre a tempo de introduzir novos hábitos que nos permitam continuar a viver a tradição do Natal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque