Avançar para o conteúdo principal

O fim das luzes de presença

No quarto dos meus filhos havia duas luzes de presença, além da luz de presença do corredor e da casa de banho. Claro que D. Afonso quando acordava e via aquela luz toda devia achar que era mesmo para começar a bombar. Decidi acabar com as luzes de presença no quarto, deixando apenas a do corredor e casa de banho. Quando deito o mais velho deixo acesa a luz do corredor, mas só até mele adormecer. Depois, escuro para dormirem bem. E acho que eles têm dormido melhor e até mais tarde. O baby acorda mais perto das 7h30 / 8h00 e o filho grande tem dormido algumas noites seguidas na cama dele. Será das luzes? Será apenas coincidência e as mudanças devem-se exclusivamente a eles, e aos ritmos deles? Não se, mas vamos continuar com menos luz no quarto dos filhotes. A propósito do sono, li esta entrevista muito interessante da Anabela Mota Ribeira à especialista do sono, a Dr. Teresa Paiva. Econtrei ainda este artigo muito interessante sobre a importância e rituais de sono nas várias idades da infância. "Para a neurologista Teresa Paiva, jogos de computador e televisão devem ser totalmente proibidos no quarto das crianças e adolescentes, porque prejudicam o sono. Para a especialista em doenças do sono, muitos dos problemas com crianças e adolescentes devem-se a comportamentos errados dos pais, que permitem, por exemplo, que os filhos vejam televisão no quarto e troquem mensagens de telemóvel durante a noite. Passear com as crianças mais pequenas ao fim do dia em ambientes com muita luz artificial, como centros comerciais, é outro hábito censurável, porque a luz desperta o organismo e impede a segregação de uma substância que favorece o sono - a melatonina. (...) "Há um círculo de erros, de vícios terríveis para as crianças», resumiu. Para Teresa Paiva, uma criança com 10 anos deve dormir pelo menos 10 horas por dia e uma de cinco deve fazê-lo durante 12 ou 14 horas. Hoje em dia as crianças andam a dormir apenas oito horas», calcula, sublinhando que vários estudos mundiais concluíram que a redução do tempo de sono é um «factor de risco para a obesidade e hipertensão» nas faixas etárias mais baixas."


Comentários

  1. Eu também optei por ter as luzes de presença fora do quarto do rapaz. Tinha comprado uma luz de presença toda gira da Babymoov (mais uma vez, na Eurekakids ;) ), mas o meu filho acabava por demorar muito mais tempo a adormecer e, quando acordava à tempo, ficava logo muito desperto. Agora, tenho aquela linda luz de quarto de bebé no hall dos quartos (e deixo às vezes uma pequenina no corredor também). E dá-me um jeitão: nunca mais tropecei nos móveis ao ir à casa de banho. ;)

    Rafaela Sousa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m