Avançar para o conteúdo principal

ISR Portugal

Estão de novo aí os cursos da Infant Swimming Resource dados pela instrutora Estela Florindo. Ainda não é este ano que consigo organizar os meus horários para proporcionar esta formação aos meus filhos, mas não queria deixar de partilha convosco as informações. Quem me segue há mais tempo sabe que há um ano e pouco consegui que o mais velho fizesse uma semana com a Estela e foi impressionante o que ele aprendeu em poucos dias. Mais uma vez por questões de horários não consegui que ele concluísse o curso, mas é um desejo que eu tenho, uma vez que acho muito importante.



A ISR é uma organização reconhecida nos EUA, que ensina natação de auto-salvamento para crianças de 6 meses a 6 anos. Por favor vejam o site premiado em www.infantswim.com. A principal missão da ISR é evitar afogamentos em crianças desde os 6 meses até aos 6 anos através da educação dos pais, profissionais da área, médicos e a comunidade sobre a necessidade de prevenção de afogamento e segurança. O afogamento é uma das principais causas de morte e incapacidade a nível mundial. Em Portugal, os afogamentos também atingem significativamente crianças de 1 a 4 anos. Esta é a principal causa da morte acidental entre crianças desta faixa etária. Entre zero e 14 anos, os afogamentos são a segunda maior causa, perdendo para acidentes de trânsito. 
A técnica em segurança ISR ensina crianças dos 6 meses aos 6 anos competências específicas que lhes permitem salvar suas próprias vidas.

O que as crianças aprendem? Crianças dos 6 meses ao 1 ano aprendem a rodar a partir de uma posição de face para baixo na água para uma posição de flutuar. O bebé vai ser ensinado a descansar e respirar de costas para a água, a flutuar, até chegar ajuda.

Crianças entre 1 e 6 anos vão aprender uma sequência de natação de nadar-flutuar-nadar. Estas crianças vão ser ensinadas a nadar de bruços com os braços e as pernas; rodar sobre as suas costas para flutuar, descansar e respirar quando precisarem de ar, e então virar para o seu estômago para continuar a nadar até que cheguem a um ponto de segurança. Esta sequência de natação de nadar-boiar-nadar pode ser repetida tantas vezes quantas forem necessárias para alcançar a segurança. Os alunos são ensinados a usar essas habilidades para nadar até uma parede, por etapas, ou se tal não for possível, pelo menos chegar a um ponto de segurança para utilizar um apoio que lhes permita voltar, descansando e respirando.

Os instrutores da ISR completaram já mais de 7 milhões de aulas seguras e eficazes e ensinaram já mais de 200 000 crianças. Cada instrutor é altamente treinado e certificado no programa Infant Swimming Resource. A formação de instrutor da ISR inclui uma formação com supervisão em água, mais uma componente teórica com aulas em matérias como a psicologia infantil, fisiologia e ciências comportamentais. Além disso, cada instrutor ISR deve fazer um refrescamento de dois em dois anos para manter a sua filiação com o programa, o que inclui a manutenção da certificação de Primeiros Socorros. Todas as crianças que se registam no programa passam por um processo de registo online detalhado, incluindo uma revisão do histórico de saúde de cada criança, sendo a equipa da ISR altamente treinada na avaliação para garantir a participação segura de cada aluno no seu programa.


Na nossa opinião, a “American Academy of Pediatrics” (AAP) concluiu, e muito bem, que quando uma criança começa as aulas, elas devem ser individuais. É importante lembrar que as aulas da ISR não são “aulas de natação” tradicionais. O seu filho não vai aprender a nadar bruços, nem aprender a virar a cabeça para o lado para respirar, porque, como a AAP afirma, as crianças não estão geralmente preparadas para aprender estas técnicas até aos quarto anos de idade. O que o seu filho vai aprender, contudo, são técnicas de sobrevivência em meio aquático: a capacidade de rolar sobre o seu corpo para respirar e permanecer a flutuar, e se tiver mais que um ano, continuar o processo de nadar e flutuar sobre as costas até conseguir atingir um ponto para sair da água. E, o mais importante de tudo, o seu filho aprenderá estas capacidades com uma Instrutora bem treinada, usando princípios que foram pesquisados, provados e testados durante mais de 40 anos. 

As aulas serão dadas individualmente e diariamente de Segunda a Sexta, com a duração de 10 minutos cada uma.

O tempo médio de aprendizagem (varia de criança para criança) é de 6 a 8 semanas, variando de acordo com a resposta de cada criança.


Estela Florindo

Instrutora Certificada ISR
TM: 91 616 82 70
e.florindo@infantswim.com
www.isrportugal.com
No Facebook: ISR Portugal Estela Florindo
YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=LGFgMWlAaTU

Mais vídeos dos Alunos da Estela Florindo:








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque