Avançar para o conteúdo principal

A preparar a chegada da mana!

Para o mais velho, a mana é a Francisca. Para o mais novo, a mana é a Kika. É engraçado como cada um deles é diferente, chama a irmã de forma diferente e terá, certamente, reacções diferentes em relação à chegada da mana. 

O mais velho: Está feliz e contente e muito consciente do que significa ter um irmão. É repente nesta matéria e diz que a coisa melhor do mundo é "ter manos". Será um protector da sua mana e não prevejo ciúmes, até porque reforçaremos a importância dele como guardião (palavra que ele adora e remete para o universo dos heróis que ele tanto gosta) da mana mais nova e da responsabilidade de ser irmão mais velho, sendo que mantém o papel dele como filho e, como tal, tem direito a muito mimo, atenção e exclusividade. Claro que posso estar enganada e a reacção dele não ser esta que esperamos, mas acredito mesmo que vai correr tudo muito bem.

O mais novo que vai deixar de o ser: É o que mais me preocupa. Apesar dele ser muito afectuoso com a minha barriga, por iniciativa própria e de forma espontânea, dá beijinhos e fala com a mana, ele não tem a noção do que é ter um bebé em casa... Espero conseguir gerir tudo de modo a que quando ele sair da escola eu estar muito disponível para ele e para o irmão, para irmos ao parque e para brincarmos. Espero que a Francisca colabore e que seja uma bebé fácil, como o Afonso era, e que eu acho que ajudou muito à adaptação familiar, porque raramente chorava, dormia muito e eu conseguia estar completamente focada no Afonso até ir buscar o irmão à escola, e depois dedicava mais tempo e atenção ao mais velho. Agora vou ter de ginasticar um bocadinho mais para conseguir ser uma mãe atenta e presença para os três, mas estou muito confiante que vou conseguir.

Deixo-vos alguns posts que escrevi quando estava grávida do Afonso e preparava o Alexandre para a chegada do irmão. 

http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2013/04/mums-boss.html

http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2013/02/a-chegada-do-segundo-filho-maternidade.html

http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2013/02/maternidade-preparar-chegada-do-mano.html

Na altura fiz um coaching com a Magda Dias, Mum's the Boss, que me ajudou imenso e me deu dicas fantásticas. A mais valiosa de todas foi a apresentação dos irmãos... Assim que o bebé nasceu o pai foi buscar o mano mais velho para o levar para a maternidade para conhecer o irmão. Só nós os quatro. O núcleo duro familiar. E ele sentiu esse privilégio. (Acho que até hoje a minha mãe não compreendeu o que ela considerou ser "deixada de fora", foi a segunda a depois ir lá ter, mas eu achei crucial e faço tenção de repetir. Outro aspecto que eu achei fundamental foi o pai ter ficado com o mais velho nas duas noites em que eu estava na maternidade. Foram jantar fora e fizeram programa de homens. E ele sentiu-se especial. 

Na mala da maternidade, juntamente com tudo o que eu e a Francisca precisamos, vou levar dois presentes, um para cada filho oferta da mana, e levo também uma moldura com a foto dos meus filhos mais velhos, para quando eles chegarem virem que a mãe os tem ali em fotografia junto dela e junto da mana. Depois das mãos bem lavadinhas vão poder pegar-lhe ao colo. O mais velho já perguntou se podia pegar-lhe ao colo de pé, que já era mais crescido, mas eu expliquei que não, que os recém-nascidos são muito pequeninos e que é preciso ele estar bem sentado e confortável para a mana também estar confortável. Mas deixo-os pegar e cheirar a irmã, todas as crias são "lambidas" e esta também vai ser. 
E, mais uma vez, vou limitar as visitas da maternidade ao máximo. Sou uma chata, eu sei, mas depois do festival que foi quando nasceu o meu primeiro filho fiquei vacinada e tornei-me implacável: avós, tios (os nossos irmãos) e os nossos amigos mesmo íntimos e, mesmo assim, tendo em conta que o meu marido é o 8º filho já podem imaginar a quantidade de gente, agora imaginem o que foi quando nasceu o mais velho e além destas pessoas ainda vieram os tios avós da criança, mais as primas infinitas da minha mãe e o diabo a quatro, porque ela estava tão excitada por ser avó que ligou a toda a gente e achou que todos os que vinham de coração eram bem-vindos. Chegámos a ter 10 pessoas no quarto ao mesmo tempo!!! E isto das 10 da manhã às 9 da noite. Para terem noção quando a médica nos foi dar alta viu-nos tão cansados que não nos deu alta para ficarmos a dormir mais uma noite no hospital, sem visitas e sossegados, porque como as pessoas achavam que já tínhamos ido para casa não iam ao hospital... e foi o que nos valeu. Vivendo e aprendendo e da segunda vez já não cometemos o mesmo erro! À terceira vamos pelo mesmo caminho. E para as mães de primeira viagem que não queiram ser invadidas de visitas, beijos e perfumes fortes que deixam os nossos recém-nascidos a cheirar à tia avó digam que preferem que as visitas sejam em casa, depois do primeiro mês. Se não quiserem parecer indelicadas digam que o pediatra do vosso filho não gosta de visitas nos primeiros tempos e já podem ficar sossegadas com a vossa cria e com o vosso marido a adaptarem-se à nova família que acaba de nascer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m