Avançar para o conteúdo principal

30 semanas de Francisca - começar a preparar a mala da maternidade

Está na altura de começar a pensar na mala da maternidade. A roupa para os primeiros 3 meses já está toda lavadinha, engomada e arrumada. Não temos pressa nenhuma em que a Francisca nasça e o ideal é ela continuar na minha barriga mais 10 semaninhas! Mas, como nunca se sabe se ela nos prega alguma partida, mais vale termos tudo pronto para a receber.

Fui buscar a lista que eu usei quando tive o meu primeiro filho, que adaptei para o segundo e vou adaptar ainda mais para a Francisca. Tive os dois primeiros filhos na Cuf Descobertas, e eles forneciam tudo de higiene para o bebé e também para nós, agora preciso de saber se no hospital onde vou ter agora é igual. Mas, de qualquer forma, há que ter tudo à mesma porque pode surgir algum imprevisto, ter de ir para um hospital público e aí eles não fornecem os produtos de higiene.

Lista para a Mãe
- Exames médicos + caderneta grávida
- Elásticos p/ o cabelo
- 2 a 3 Camisas de noite abertas à frente
- 1 Roupão
- Chinelos quarto
- Havainas
- Necessaire com os produtos de higiene
- 2/3 Soutiens de amamentação
- Cuecas descartáveis 
- Pensos higiénicos 
- Discos de amamentação
- Creme Lanolina para os mamilos, para o caso de ser necessário. Eu gosto muito do Lansinoh
- Lenços papel
- Um saco para colocar a roupa suja
- Telemóvel e carregador
- Roupa para voltar para casa - calças ainda de grávida!
- Uma fotografia de família, minha com os manos grandes para eles se sentirem presentes no Hospital e saberem que estão sempre comigo. Foi uma das dicas que tive da sessão de coaching que fiz com a Magda, para preparar a chegada do segundo filho, e que adaptarei agora.

E para o Bebé
- 4 Mudas de roupa completas, separadas em saquinhos (identificadas com etiquetas: 1º dia, 2º dia, 3º dia e 4º dia. Quem leva babygrows para os primeiros dias precisa de menos roupa, mas eu quase não uso babygrows e vai ser tudo à base de coeiros e vestidos, pelo que tenho de levar bodies, camisas, collants... Eu tenho saco de pano bonitinho para a roupa do primeiro dia, mas as restantes mudas vão dentro de sacos de plástico de congelação com Zip. São transparentes e óptimos, não só para esta fase mas para depois andarem dentro do saco de passeio para guardar uma roupa bolsada ou uma fralda suja.
- 2 a 3 Fraldas de pano - os meus filhos adoram fraldas de pano, e para mim as melhores do mundo são as da Teresa Alecrim (não, não é publicidade paga, é serviço público de mãe para mães) porque o algodão é óptimo e super fininho. E não são nada caras.
- Chucha (opcional)
- Fraldas descartáveis
- Água de limpeza para o rabinho
- Compressas de tecido não tecido para limpar o rabo
Eu não levo pomada muda de fralda, porque evito esta pomada nos primeiros dias e, mesmo depois, não coloco em todas as mudas mas apenas quando considero necessário.
- Lima das unhas
- Presentes para dar aos manos mais velhos! (Muito importante)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m