Avançar para o conteúdo principal

Ainda se fala pouco sobre o períneo!

Ouvi falar do períneo, há mais de 6 anos, quando frequentava as aulas de ginástica pré parto e fiz o curso e workshops de preparação para o parto. Mas em Portugal fala-se pouco, não é um assunto muito abordado... Partilho aqui um excerto de um texto que me parece muito interessante:

Cuidar da saúde do períneo, artigo completo aqui.

"O períneo desempenha uma função fundamental, em particular na saúde da mulher. É um conjunto de músculos que são especialmente solicitados durante a gravidez e o parto, já que têm a função de sustentar o útero, a bexiga e o reto. Estes músculos encontram-se nas proximidades da uretra, da vagina e do ânus, estando localizados na parte inferior da bacia, entre o osso púbico e o sacro e cóccix.
As alterações hormonais e morfológicas que o corpo sofre durante a gravidez podem levar a problemas graves no períneo, também chamado pavimento pélvico. O ideal é que antes da gravidez ou no primeiro trimestre a mulher realize uma avaliação com um especialista adequado.
A fisioterapeuta, especialista em Uroginecologia, Laira Ramos explica o motivo: «O útero da mulher pesa em média cinquenta gramas, enquanto na gravidez chega a pesar cinco quilos». Isto faz com que este período leve a uma sobrecarga significativa no pavimento pélvico. Daí que, pelo menos três meses antes de se engravidar, seja importante assegurar a capacidade destes músculos suportarem a carga de peso adicional. «É importante lembrar que devem ser músculos avaliados e tratados como quaisquer outros do nosso corpo», frisa.
Incontinência urinária, incontinência fecal, prolapsos (descidas dos órgãos), obstipação, dores pélvicas ou disfunções sexuais são alguns dos problemas, cuja origem se encontra no enfraquecimento ou lassidão da musculatura do períneo.
O período pré-natal
As mulheres devem contrair o seu períneo desde a puberdade e ao longo da sua vida. «Por exemplo, na Índia as meninas fazem isto desde sempre! É um hábito cultural, uma rotina como outra qualquer», afirma Laira Ramos, fundadora do site www.perineo.info. Já no Ocidente, por motivos de índole social e cultural, a esmagadora maioria das mulheres não tem esta consciência corporal ao longo da vida. Como explica, as pessoas geralmente não estão despertas para tal necessidade e muitas das que a conhecem não sabem «onde» e «como contrair».
Segundo a terapeuta, existem diferentes formas de aprender a fazer contração do períneo. São os fisioterapeutas, com formação específica, que geralmente acompanham o processo de aprendizagem. O principal desafio é conseguir que haja, da parte da mulher, a perceção e a sensibilidade para contrair os músculos corretos.
Na consulta, realiza-se o toque vaginal ou introduz-se uma sonda dentro da vagina para ajudar a mulher a ter a percepção necessária para contrair e para relaxar os músculos de suporte do útero, da bexiga e do recto. É assim que, na fisioterapia, se aprende a realizar correctamente os também chamados exercícios de Kegel. O mais importante é que haja, em casa, uma continuidade do trabalho realizado na consulta com o profissional, acrescenta a especialista.
Hoje em dia começam a surgir outras técnicas que ajudam a exercitar o pavimento pélvico no dia-a-dia. É o caso dos cones vaginais, com diversos pesos, que se introduzem na vagina e ajudam na contracção dos músculos internos durante os exercícios.
O períneo e o parto
Em alguns ginásios para grávidas e nos centros de preparação para o parto são também ensinadas estas técnicas de fortalecimento do pavimento pélvico.
Há já profissionais de centros especializados no período da gravidez a ensinar a auto-massagem do períneo e da vagina, com óleos adequados para a mulher. São diversas as vantagens desta rotina no contexto da gravidez, garantem vários autores especializados em livros técnicos: ganho de maior elasticidade dos músculos e dos tecidos da vagina para o parto, aumento do espaço na vagina para a fase de expulsão, redução da incidência de lacerações e diminuição da sensação de mal-estar e ardor na passagem do bebé pelo canal vaginal.
No pós-parto
Após a consulta do pós-parto e com a autorização do médico obstetra, as mães podem procurar um fisioterapeuta especialista para realizar uma avaliação dos músculos do períneo.
A fisioterapia ajuda ainda a aliviar e a tratar eventuais sequelas do parto, como por exemplo as cicatrizes originadas por uma episiotomia. É uma técnica que consiste no corte do períneo para alargar o espaço de saída do bebé, causando geralmente muita dor e incómodo nos primeiros tempos a seguir ao nascimento.
As Recomendações para o Parto da Organização Mundial de Saúde (OMS) consideram, o uso liberal e rotineiro da episiotomia, uma conduta frequentemente utilizada nas salas de parto de uma forma inadequada. Ainda assim, e de acordo com profissionais no terreno, muitas mulheres necessitam de recorrer ao tratamento de cicatrizes da episiotomia ou de lacerações espontâneas. Estes tratamentos têm o objetivo de reabilitar o pavimento pélvico e aumentar a força desta musculatura, tendo em vista a prevenção de patologias posteriores na mulher.
Corrigir a postura, tratar edemas (com drenagem linfática) e promover o bem-estar geral da mãe, num momento de grandes mudanças, são outros recursos que a fisioterapia oferece hoje em dia."

Eu nunca dei grande importância a este assunto. Sempre fiz os exercícios nas aulas de ginástica de grávidas, mas mal saía do centro, nunca mais me lembrava. Mas agora, grávida do terceiro filho, sinto que preciso mesmo de fortalecer o meu pavimento pélvico. E porquê? Porque no outro dia, a meio de um ataque de tosse, senti perda de urina. São umas gotinhas, mas é desconfortável e preocupante. E já voltou a acontecer. Já falei com a professora de ginástica que diz que é frequente isto acontecer, principalmente nas gravidezes de segundo, terceiro, quarto filho... e por aí em diante. Não é normal, não deveria acontecer se o períneo estivesse fortalecido, mas a verdade é que acontece, até porque muitas vezes vamos de uma gravidez para outra, ainda com os músculos enfraquecidos e com bebés de colo... Por isso, agora sempre que me lembro aperto os músculos do períneo para os ir fortalecendo. É uma situação chata, mas tem solução ou durante a gravidez, tentando ainda fortabelcer os músculos ou depois no pós parto com fisioterapeutas especializadas em saúde da mulher. 

Parece que nos países nórdicos todo e qualquer pós parto há consultas de fortalecimento do períneo, comparticipadas pelo estado, porque este é um assunto importante que compromete a qualidade de vida das mulheres.
Por cá fala-se pouco, há muita vergonha associada e ainda é um pouco tabu. Mas eu cá não sou mulher de vergonhas e, acima de tudo, gosto de estar informada e bem de saúde!

Deixo-vos ainda mais um link para um artigo também muito interessante da Pais&Filhos, aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m