Avançar para o conteúdo principal

30 de maio - Dia Mundial do Chichi na Cama

MAIS DE 7% DAS CRIANÇAS PORTUGUESAS ENTRE OS 5 E OS 10 ANOS SOFRE DE ENURESE NOTURNA

7,4% das crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos sofrem de enurese noturna, quando a definição implica fazer chichi na cama, duas ou mais vezes por semana, ao longo do último mês. Numa definição mais ampla - ter urinado na cama no último mês - a ocorrência foi verificada em 43% das crianças. Este é um dos resultados de um estudo1 desenvolvido pela Associação Portuguesa do Sono (APS), com o apoio da Ferring Portuguesa, que é divulgado no âmbito do Dia Mundial do Chichi na Cama, que se assinala a 30 de maio.

A enurese noturna diz respeito à perda involuntária de urina durante o sono. Em crianças com idade superior a 5 anos a enurese noturna deixa de ser considerada uma condição normal e deve ser orientada. Mais frequentemente, esta situação é causada pelo excesso de produção de urina durante a noite e/ ou capacidade reduzida da bexiga. A dificuldade de acordar de um sono profundo pode ser outra causa.


96% dos pais não sabe que existe tratamento para a enurese noturna.

Ainda segundo o mesmo estudo, que entrevistou pais de crianças entre os 5 e os 10 anos, conclui-se que 88% destes desconhece a expressão “enurese noturna” e que apenas 4% sabe que existe tratamento para esta condição clinica e também uma percentagem pequena (4%) recorreu a um médico.

Os dados analisados indicam também que as crianças que urinaram na cama no último mês dormem em média menos 42 minutos por noite e tendem a ressonar - pelo menos ocasionalmente - mais (75%) do que as crianças em geral (60%). 

Para a maioria dos pais, a enurese noturna é apenas um fator mediano de stress, contudo, 76% estão preocupados com a influência que esta condição poderá ter no desenvolvimento da criança, 18% acha que a situação se pode prolongar até à idade adulta e para 5% a despesa também constitui um problema.
Hoje sabe-se que a enurese noturna tem impacto na autoestima, bem-estar emocional, funcionamento e desempenho escolar da criança. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Chichi na Cama, a comunidade científica pretende sensibilizar para a necessidade de procurar  orientação precocemente, já que alterações do estilo de vida, algumas vezes complementada com um tratamento mais especializado, podem resolver a situação.

Nas palavras de Maria Helena Estêvão, médica pediatra pertencente à Direção da APS, “A enurese noturna é uma situação relacionada com o desenvolvimento da criança devendo ser desmistificada. Medidas gerais podem ser suficientes para resolver a situação, mas a partir dos 5 anos exige mais atenção sendo aconselhável avaliação médica para exclusão de eventuais patologias responsáveis pelo quadro.” 

Neste âmbito, a campanha do Dia Mundial do Chichi na Cama tem como suporte o site chichinacama.pt , onde os pais podem encontrar informação sobre diagnóstico, tratamento e formas de comunicar com as crianças e professores. O site internacional da campanha é www.worldbedwettingday.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m